Muitos anos antes de contrair matrimónio com Emília Garrido Pinheiro, herdeira e proprietária da chamada “Casa das Gaeiras” e assentar arraiais nesta Vila do Concelho de Óbidos, Frederico Ferreira Pinto Basto (1872-1939), juntamente com os seus irmãos Guilherme Ferreira Pinto Basto e Eduardo Ferreira Pinto Basto, tinham como principal hobby jogar um jogo que se denominava de “Foot-Ball”, enquanto jovens. Segundo rezam as crónicas, foram os irmãos Pinto Basto, que viviam e estudavam num Colégio em Inglaterra que trouxeram, provavelmente quando vinham de férias a Portugal, a primeira bola de futebol, decididamente influenciados por este jogo, já muito popular na Velha Albion, e que de certeza eles o jogavam no seu Colégio.

Assim, em Outubro de 1888, em Cascais, juntaram-se a outros familiares e amigos, pertencentes à elite portuguesa da época e realizaram a primeira demonstração pública deste novo jogo, em Portugal. Eis aqui a foto, mais abaixo, do grupo que participou neste primeiro “ensaio” do chamado “Foot-Ball”, no nosso país:

Nesta imagem, reconhece-se FREDERICO PINTO BASTO, que tinha 16 anos, sendo o penúltimo elemento, em pé, e devidamente equipado, destacando-se, dos demais, com uma camisola preta e um símbolo representando uma cruz.

 

E ainda o Memorial, que, mais tarde, edificaram no local, onde provavelmente se realizou este acontecimento futebolístico, atrás citado.

Meses mais tarde, em 22 de Janeiro de 1889, em terrenos devolutos no Campo Pequeno, em Lisboa, realizou-se, finalmente, o primeiro encontro de FOOT-BALL, em Portugal, na qual Frederico Pinto Basto participou, com o mesmo equipamento que utilizou, em Outubro de 1888, como podemos ver pela sua pose como jogador.

Frederico Ferreira Pinto Basto

O Jornal do Comércio publicitou, no dia seguinte, a 23 de Janeiro de 1889, desta forma o encontro: Uma quantidade enorme de pessoas foi hoje ao Campo Pequeno assistir ao desafio, entre ingleses e portugueses, de futebol [numa tarde um pouco ventosa]. Grande número de carruagens com elegantes senhoras (…) O resultado do jogo foi muito lisongeiro para os nossos compatriotas que conseguiram ganhar [por 2-1, não sabemos, no entanto os marcadores dos golos]. Não faltaram os trambolhões e os rebolões do próprio jogo, mostrando todos os fortes mancebos, que nele tomaram parte, quão exímios são no “manejo” do pontapé, como disse uma elegante que, por casualidade, ficou ao pé de nós. Quase toda a gente, findo o futebol, foi passear ao Jardim Zoológico, onde se exibia a persa Mirra, a mulher peluda.

Estando, então, de um lado um grupo de portugueses, formado por familiares dos Irmãos Pinto Basto e amigos. Assim alinharam: Guilherme Ferreira Pinto Basto, na baliza (ainda não havia, na altura, posições fixas, exceptuando a do guarda-redes) e à sua frente os outros 12 jogadores de campo (um deve ter sido suplente. Não sabemos!): João Saldanha Pinto Basto, João Bregaro, Eduardo Romero, Eduardo Ferreira Pinto Basto, Alexandre Vilar, Simão de Sousa Coutinho, Eduardo Pinto Basto, Frederico Ferreira Pinto Basto, Fernando Ferreira Pinto Basto, Augusto Moller e Afonso Vilar. Como podemos comprovar, por esta imagem:

Em pé, da esquerda para a direita: Fernando Ferreira Pinto Basto, João Bergaro, Eduardo Romero, Guilherme Ferreira Pinto Basto, Eduardo Ferreira Pinto Basto (com a bola de jogo), Afonso Villar, Simão de Sousa Coutinho e Duarte Pinto Basto. Sentados, pela mesma ordem: FREDERICO FERREIRA PINTO BASTO, João Ferreira Pinto Basto (ainda criança?), Augusto Moller e Alexandre Villar.

Do outro lado, a equipa inglesa, constituída por: J. Frazer, J. Mason, C. Anderson. Wray. R. W. Watson, Rawstron, Govan, Briggs, F. Palmer, C. Cox e mais um elemento não identificado. Como, igualmente, podemos comprovar, por esta imagem:

Em pé, da esquerda para a direita: J. Frazer, ?, J. Mason, C. Anderson,
Wray, R.W. Watson e Rawstron. Sentados, pela mesma ordem: Govan,
Briggs (parece-nos ser o guarda-redes), F. Palmer e C. Cox.

O bizarro deste encontro fora os equipamentos utilizados pelos respectivos jogadores, pois uns utilizam uma espécie de fatos de banhos às riscas, outros com indumentária de presidiários, calçando sapatos no lugar de botas, e quase todos eles ostentando barretes ou bonés.

Desta forma, o chamado “FOOT-BALL”, ou mais tarde actualizado para o termo FUTEBOL, começou a despertar a atenção, primeiramente, da alta sociedade portuguesa, mas pouco tempo depois as classes mais baixas da sociedade começam a interessar-se por este desporto, tornando-se no século XX, o chamado “Jogo do Povo”, e para isso muito contribuiu a acção de FREDERICO FERREIRA PINTO BASTO.

Ricardo Pereira.

P.s. – As preciosas “photos” desse encontro foram tiradas na entrada principal do antigo Palácio das Galveias, atual biblioteca municipal central de Lisboa e encontram-se na casa das Gaeiras.