O topónimo Rua Direita provoca alguma curiosidade, pois a rua nem sequer é direita, nem nunca foi. Qual será pois a origem do nome?!

Sabemos que em muitas vilas e cidade portuguesas, de antiguidade reconhecida, aparece quase sempre uma rua direita, ou , por vezes, até mais do que uma. Por vezes esse nome até já desapareceu da toponímia de alguns lugares. Tal fenómeno de muddança de nomes de ruas também acontece em Óbidos. Sabemos que algumas ruas mudaram de nome ou desapareceram, desde a idade média, quer nas obras de melhoramentos de D. Catarina, ou mesmo nos escombros dos dois terramotos que assolaram a Vila na sua história.

Regra geral a Rua Direita é uma artéria importante no aglomerado urbano de uma vila ou cidade medieval, que vê nela ladeada casas de habitação, comercio edificios públicos ou eclesiasticos. Mas também pode aparecer numa simples aldeia a ligar uma adro de uma igreja a um poço ou uma fonte.

É um topónimo que aparece referido em alguns documentos do reino já no séc XIII.

A explicação pode ser dada por um documento antigo da cidade de Santarém, datado de 1294, onde a acção de direção está explicita.

“… Via publica que venit directe de porta de Alpram et vadit ad portam de Alcaçova….”1

Ou seja: Rua que vem direta (ou a direto) da porta de Alporão à porta da alcaçova. (a atual Av. 5 de Outubro)

como a regra da toponímia é, ao longo das gerações, o de simplificar, com o passar dos anos apenas ficou: Rua Direita ou, em alguns casos, provavelmente com origem mais recente, Rua direta.

Em Óbidos a Rua Direita, assume-se como a via principal, que vai diretamente da principal Porta da Vila até à Porta da Cerca Velha (ou Alcaçova).

O topónimo nada tem a ver com o traçado mais ou menos sinusoidal das ruas, mas sim com a sua função de ligar dois pontos importantes de um aglomerado urbano.

1 in: Revista de morfologia urbana vol.2

 

 

 

Rua direita, da praça de Santa Maria à Cerca Velha.

Rua direita Da prç. de santa Maria para a porta da Vila – Óbidos 2020